Provanza

MEU CARRINHO

Produtos encontrados: 24 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 24 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Perfumes femininos: dicas para acertar na escolha

 

Nosso sentidos - visão, olfato, paladar, tato e audição -  possuem a importante função de captar as sensações e estímulos que nos cercam para que o cérebro interprete e dê um significado ao que está sendo vivido. 

 

É assim que experimentamos o mundo ao nosso redor e, com o passar do tempo, acumulamos recordações. Costumamos pensar na memória associada à imagens e sons, e ela realmente opera dessa forma. Mas não somente. 

 

A memória olfativa é ainda mais poderosa e duradoura, pois esse sentido está ligado ao sistema límbico, o responsável pelas nossas emoções. Um cheiro pode despertar memórias e sentimentos de formas muito intensas e, por isso mesmo, os perfumes são tão populares entre nós há séculos!

 

Fragrâncias são “marcas registradas” em cada mulher

Usar um perfume também é uma forma de se expressar. Costumamos dizer que um perfume feminino vale mais que mil palavras. Através de uma fragrância, uma mulher pode demonstrar personalidade e deixar a sua marca. Afinal, quem nunca relacionou um perfume à uma pessoa?

 

É justamente pelo poder que os perfumes femininos possuem que acertar na escolha é fundamental. Existem diversas marcas e tipos de perfume e, para facilitar a vida de todos os amantes da “água de cheiro”, eles estão divididos em categorias.

 

Os tipos de perfume

Está comprando um perfume para você ou vai presentear uma mulher? Seja qual for a ocasião, a sua escolha será muito mais fácil após conhecer melhor o universo dos perfumes femininos. Vamos lá?

 

Começando pelo básico: as notas olfativas

Além de variar de pessoa para pessoa, uma fragrância também muda à medida que as horas passam. Isso acontece porque um mesmo perfume possui diversos aromas organizados em três tipos de “notas”, que são exaladas e sentidas em diferentes momentos da evaporação:

  • Notas de saída (ou de cabeça): Como o nome sugere, são as primeiras percebidas, logo após a aplicação. São mais leves e frescas e duram poucos minutos. É o “cartão de visitas” do perfume. Podem ser cítricas (limão, bergamota, laranja) ou herbais (manjericão, menta ou erva-doce).
  • Notas de coração (ou corpo): Estas notas definem a personalidade do perfume e evaporam mais lentamente. Surgem quando o corpo começa absorver a fragrância. Flores como rosa, gerânio e jasmim são muito utilizadas, assim como frutas não cítricas.
  • Notas de fundo (ou base): São as últimas a evaporar, pois fixam intensamente e possuem pouca volatilidade. Dão peso ao perfume e são obtidas de diversas fontes, como madeiras, especiarias, resinas e alimentos.

Agora, as famílias olfativas

A predominância de notas em um perfume determina sua família olfativa. As famílias são organizadas em grupos que você provavelmente já se deparou alguma vez, como as dos perfumes amadeirados e florais. Vamos entender caso a caso:

  • Orientais: reconhecidos pela sofisticação e elegância, costumam ser compostos por notas quentes e especiarias como baunilha, pimenta e canela. Fortes, sensuais e marcantes, são indicados para ocasiões especiais, principalmente à noite.
  • Amadeirados: os perfumes amadeirados femininos unem o clássico ao versátil. São aqueles que contêm notas de madeira, musgo, âmbar e resinas. São mais secos e menos adocicados.
  • Florais: muito popular entre o público feminino, eles podem ser uma boa opção de presente para mulher. Os perfumes florais utilizam notas como as de jasmim, rosa, gerânios e outras flores. Possuem um ar romântico e delicado.
  • Cítricos - Frescos, leves, marcantes e ideais para serem utilizados durante o dia. São elaborados a partir de notas como as de tangerina, limão siciliano, grapefruit ou laranja. Os perfumes cítricos femininos são bastante populares no Brasil devido ao calor tropical. 
  • Frutais: Apesar de contar com notas cítricas, aqui predominam as notas mais doces, como pêssego e morango. A combinação entre os dois grupos costuma resultar em um perfume leve e fresco.

 

Como escolher o perfume para mulher

Perfumes são sempre presentes criativos e especiais. A melhor dica é ficar atento às características de cada tipo de perfume e como eles combinam com você. Pensar em quais ocasiões você irá utilizá-lo também é importante!  

Escolher um perfume para você mesmo é sempre uma tarefa mais simples, sabemos. Afinal, você pode provar o perfume em sua pele e decidir se gostou ou não. No entanto, cada estilo de fragrância possui algumas características chave que podem ajudar na hora de presentear uma mulher. Quer ver só?

As fragrâncias amadeiradas são uma aposta certeira para mulheres mais clássicas, que combinam formalidade e elegância. Já os perfumes florais e frutais podem combinar com as mulheres dinâmicas e descoladas, que precisam de um perfume que sirva tanto para o dia quanto para a noite.

Aqui na Provanza, você tem opções de perfumes pensadas em diferentes estilos e pessoas. Com certeza uma delas combina o que você procura! Elaborados a partir de muita pesquisa e dedicação, os nossos perfumes contam com a qualidade e a durabilidade já conhecidas da marca. Confira o nosso catálogo e se apaixone pelas maravilhosas fragrâncias femininas!

Além de perfumes especiais para você, a Provanza também conta com uma linha de esmaltes que possuem excelente durabilidade e cores incríveis. Acesse e escolha o que mais combina com você!