Provanza

Provanza

MEU CARRINHO

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: em 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 1 Resultado da Pesquisa por: em 4 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Vitalidade e força: o chakra plexo solar

Considerados como centros de absorção e administração de energia, os chakras são originários da cultura hindu, apesar de também observados por diversas outras religiões. Divididos em sete principais pontos posicionados ao longo da coluna vertebral do corpo humano, cada um deles representa uma região específica e exerce uma influência sobre a nossa saúde física e mental.

Na ordem, os 7 chakras são: base, sacro, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário; e cada um é influenciado por diferentes cores, aromas, elementos e atitudes, que podem equilibrar ou desequilibrar seu funcionamento, trazendo consequências positivas ou negativas, respectivamente, para a nossa vida e nossa relação com tudo o que nos cerca.

O principal objetivo do conhecimento sobre os 7 chakras é buscar o equilíbrio entre eles, e assim, ter uma vida mais feliz, saudável e em sintonia com as energias do universo. Para isso, é importante saber quais são, o que influenciam e como atingir esse equilíbrio.

Existem várias maneiras de trazer o equilíbrio para cada um dos chakras, e uma delas é através da aromaterapia. Como o próprio nome sugere, a aromaterapia utiliza as fragrâncias e a influência que elas exercem no nosso cérebro para atingirem certos objetivos - como estimular a concentração ou o relaxamento, por exemplo.

 

Plexo solar: o chakra do Sol

Como o próprio nome indica, o plexo solar é o chakra associado ao Sol, e também à força e vitalidade. Seguindo a ordem, ele é o terceiro chakra, e seu nome original em sânscrito é Manipura, que significa “cidade das jóias”. Ele se localiza na cavidade abdominal, perto do estômago, logo acima do umbigo, e está diretamente ligado a todos os órgãos do sistema digestivo, como estômago, fígado, pâncreas e etc.

Representado pela cor amarela, o chakra plexo solar tem influência direta na digestão, não só de alimentos mas também em como digerimos informações e emoções - como processamos o que nos acontece e o que sentimos, e emoções consideradas mais “densas” como medo, raiva, mágoa, rancor, angústia e tristeza são armazenadas nesse ponto.

Também é aqui que se origina a base da nossa personalidade e dos nossos desejos mais profundos, aqueles que nos definem como pessoas. O plexo solar influencia também como nos relacionamos com outras pessoas, e tem influência direta nas nossas simpatias e antipatias - como pessoas que mal conhecemos mas já sentimos uma afinidade inata, ou o contrário, pessoas que de primeira já sentimos um certo receio e rejeição.

 

Insatisfação e inquietação: os sintomas de um plexo solar desequilibrado

O desequilíbrio do plexo solar se manifesta de diversas formas no nosso corpo. Mentalmente, ele traz principalmente sensações de insatisfação e inquietação, principalmente quando relacionados aos seus objetivos de vida. Isso faz com que a pessoa fique mais desanimada e desencorajada, o que pode levar até mesmo a um quadro depressivo.

Explosões de irritação e impaciência também são sintomas do desequilíbrio do plexo solar, além da obsessão por controle e perfeccionismo em níveis prejudiciais.

Fisicamente, o plexo solar desalinhado afeta o sistema digestivo, causando dores, inchaços, náusea, e até mesmo dificuldade para ir ao banheiro de maneira regular. Compulsão alimentar ou falta de apetite também são alguns dos efeitos mais comuns, já que em qualquer um deles não existe um meio termo (ou se está comendo demais ou de menos).

 

Aromaterapia em busca do equilíbrio do plexo solar

A aromaterapia é uma arte milenar, e o poder das fragrâncias é conhecido por diversas culturas há muito tempo. Mas foi no século XX, na Europa, que foi desenvolvida a aromaterapia como a conhecemos hoje. 

Nessa forma de terapia, são utilizados óleos essenciais extraídos de diversas flores, plantas e ervas. Usados em seu formato original ou transformados em outros tipos de produtos, cada um dos aromas tem propriedades e efeitos específicos, e podem ser usados para influenciar positivamente as pessoas e suas emoções, e também no alinhamento de chakras.

Para o plexo solar, os mais indicados são os aromas florais e frutados-cítricos, como lavanda, limão, laranja e abeto. 

Além disso, incorporar elementos da cor amarela na sua vida, aproveitar bastante a luz do sol e buscar o foco em pensamentos positivos e motivadores também pode ajudar a equilibrar o plexo solar.

Aqui na Provanza, acreditamos no poder das fragrâncias e da natureza não só para alinhar chakras, mas também para deixar a sua vida ainda melhor, mais feliz e cheia de beleza. Navegue pelo site e conheça nossos produtos!